quinta-feira, 31 de março de 2011

Representações sociais

O desenvolvimento engloba a paasagem por diferentes etapas que se distinguem sobretudo pela aquisiçaõ de capacidades e habilidades.
Assim temos:

  •  Infância, que está associada às brincadeiras, inocência e dependência.
  • Adolescência, verificam-se tranformações no corpo, crises existenciais e a sexualidade.
  • Idade adulta, associada à produtividade e estabilidade.
  • Velhice , associada á sabedoria e experência.


Lúcia Ferreira

terça-feira, 29 de março de 2011

Importância da Metacognição

A Metacognição é um processo que se baseia na teoria e na prática que permite aos professores optimizar o desenvolvimento das competências dos alunos. A metacognição confere á inteligência um carácter multidimensional, ou seja, este processo dá especial importância á noção de aluno como aprendiz activo, ou seja, faz com que o próprio aluno auto-regule a sua aprendizagem, sendo capaz de ter um conhecimento dos seus próprios pricessos cognitivos, tomar consciência desses processos e ter controle sobre os próprios processos mentais.



Lúcia Ferreira

A Teoria do Dom Natural

A ideia que escolhi para a minha reflexão foi o da Teoria do Dom Natural. Esta teoria tem como base a explicação da natureza da inteligência. Segundo esta teoria a inteligência é um fenómeno considerado desconhecido, e com  um dom inato e hereditário, ou seja, que já nasce com a pessoa e que é transmitido do progenitor para o descendente, é determinado biologicamente e observável em diferentes graus variando de pessoa para pessoa. Considero que é importante sabermos de onde este fenómeno surge e como se desenvolve, visto ser um aspecto importante para a aprendizagem.



Lúcia Ferreira

A importância de conhecermos as nossas teorias implícitas sopbre o desenvolvimento humano

É importante conhecermos as nossas teorias implícitas sobre o desenvolvimento humano, porque elassão a base do modo como entendemos o mundo e, é segundo estas que modelamos o nosso comportamento em relação com os outros. Assim, é importante termos consciência das nossas teorias, pois permite-nos reflectir e ter uma atitude crítica face ao que pensamos da vida do ser humano, uma vez que este tipo de atitude determina o modo como entendemos a nossa própria maneira de pensar e estabelecermos as relações com os outros.



Lúcia Ferreira

domingo, 27 de março de 2011

Senso comum - duas ideias erradas sobre o desenvolvimento humano

O senso comum é a forma como entendemos a coisas de uma maneira simplista, sem questionar o porquê de serem assim. Por exemplo ,quando se diz "Diz-me com quem andas diter-ei quem és", não podemos avaliar uma pessoa só pelas suas companhias.Uma ideia errrada é também quando se diz que com a idade a adulta o indivíduo já está totalmente desenvolvido,pois o individuo desenvolve a sua personalidade até ao fim da sua vida.